terça-feira, 7 de setembro de 2010

Matemática

No próximo sábado, dia 11, vou fazer a prova da 2ª fase da OBMEP. Então, como é o terceiro ano que eu vou fazê-la (e nos anteriores fui bem até), vou me dar o direito de fazer um guia das questões da prova, caso algum nerd que vai fazer a prova pela primeira vez queira ter uma ideia e talz. Na verdade, minha intenção é dizer como provas desse tipo, em sua maioria, seguem um padrão, mas enfim, ai vai.
São 5 questões, com 3 ou 4 itens cada, e deve-se fazer o desenvolvimento. Um bom desenvolvimento, mesmo que a resposta final esteja errada, é considerado.

1) Aline, Bruna, Camila, Dalila e Eduarda são as protagonistas desta questão, que é livre (exceto pelo fato de serem 4 ou 5 pessoas, cujas iniciais são a, b, c, d e e).
2) Essa pode ser sobre a área do quintal da Dona Maria ou sobre quanta cerca João deve comprar para cercar um lugar muito torto.
3) Nessa, vovô precisa de madeira para fazer qualquer-coisa, eentão você tem que ver de quanta madeira ele precisa, o preço e tudo mais.
4) Agora não-sei-quem inventou um jogo muito louco (os jogos são loucos mesmo), e teu trabalho é dar sequência nele.
5) Provavelmente essa seja sobre ângulos.

Pois bem, parece facílima, né? É, mas não é. Na prática, a teoria é outra. Agora vou lá estudar, porque essa prova me dá medo, e na semana que vem conto os acertos das minhas previsões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário